[DIY] Fiat Bravo - Instalação de módulo/amplificador de som

Bora encarar mais uma empreitada de instalação, agora num Fiat Bravo.


Como pode alguns sistemas de som originais serem taaaaao ruins? 

A primeira coisa que se vêem em mente é trocar os alto falantes. Eu por trabalhar num fabricante de alto falantes poderia falar e fazer isso. Mas não. 

Tenho certeza que o player está influenciando bastante além da acústica, porém não pretendo trocar ele agora para não perder a originalidade do painel. 

O jeito é contornar com outras ações: instalar módulo/amplificar com caixa subwoofer, equalização, tratamento acústico nas portas. 

Vamos ao que interessa: passar cabos de alimentação para dentro do carro e instalar o subwoofer.

Abaixo resumo do que será instalado:
- caixa selada com subwoofer de 10"
- amplificador com 4 canais de saída (2 será usadas em bridge para o subwoofer)
- cabos de alimentação
- cabos de canais de saída para falantes
- cabos de canais de entrada para amplificador



O amplificador ficará instalado dentro do porta luvas: menos fio passando pelo carro evitando interferências, fácil acesso para mexer nos ganhos (volumes) e cortes de freqüência.



A briga é como passar os cabos positivo e negativo da bateria para dentro do carro?👀

Agradeço ao fórum Clube do Bravo (www.clubedobravo.com.br) por ter dado uma luz e também a própria Fiat por ter facilitado no projeto da junta de borracha de passagem dos fios.👍👍👍

Abrindo a tampa do capô, ao lado esquerdo há um chicote grande de fios que passa para dentro do carro. Essa passagem cairá bem embaixo do porta luvas. 
No meu caso, havia um orifício livre no lado do motor. Na parte interna a outra saída estava vedada com uma borracha que tive que retirar. 





Curti muito que o porta luvas possui orifícios na parte inferior que facilitaram a entrada dos fios. Eu já estava pronto com furadeira para abrir os fundos do porta luvas para passar os fios. Mais um ponto a favor da Fiat. 



Meu ampli é pequeno e coube como um luva ali dentro. 
Obviamente se o seu ideal é caixa trio, paredão ou potência, o melhor local é no porta malas. 

A ligação dos fios no ampli é muito particular, depende de cada ampli, mas ao mesmo temo muito similar: há cabos de entrada e saída. Usei a saída do rádio RCA para servir de entrada nos canais para o subwoofer. Seguindo o manual do amplificar não tem erro. 

Fiquei chateado pelos tweeters. Não saem fios separados para tweeters e para os falantes da frente. É o mesmo cabo saindo do rádio. Logo se eu ligar os fios direto no ampli, tweeters e falantes da frente serão amplificados igualmente e com mesmo corte. O que não curti. Por isso por agora só amplifiquei a saída subwoofer. 

Mas e o cabo remote?
Admito que o manual é bem explicativo, mais um ponto pra Fiat e vi que os terminais A5 e A6 estão vagos. 


Usei o terminal A5: este ao girar a chave alimentou 12V. Logo irá dar sinal para ligar o módulo apenas com a chave na ignição. Eu prefiro assim.
Se quiser, liguei diretamente na alimentação da bateria junto de um interruptor. 


O resto é trabalho braçal: passar os cabos, veltros, acomodar nas canaletas, etc.

Levei ao todo 3,5h de trabalho. Melhor do que pagar para fazerem. 

Já liguei o som e já fez uma baaaaaita diferença. Impossível buscar melhora no som sem um subwoofer. O som interno está preenchido e envolvente. 

Tive melhores recursos para mexer na equalização, combinando rádio e crossover do ampli. 
Já é algo...

Em breve posto sobre os acabamentos finais e sobre os ganhos da qualidade sonora. 
Selagem das portas irão definir melhor as freqüências de midbass/midrange. 

Me atrevi a escrever algo sobre qualidade do som, se quiserem, dêem uma olhada:

:: MELHORANDO SISTEMA DE SOM AUTOMOTIVO ORIGINAL – PARTE V

http://iurbe.blogspot.com/2013/11/melhorando-sistema-de-som-automotivo.html


(Adicionado 09/05/15)

A pedido, segue abaixo como remover o radio, muito fácil com a ferramenta adequada:

Duas lâminas metálicas:


E introduzir nos dois rasgos laterais do radio. Ao inserir, ira aliviar uma trava interna do radio e poderá puxar ele para fora.  



iUrbe 

26 comentários: Leave Your Comments

  1. Amigo tenho uma dúvida, qual seria o problema de ligar a energia do módulo junto aos de energia que já chegam no rádio/central (um mono pequeno somente para o subwoofer) ?
    Haveria algum sobrecarga na fiação? Pois se não, seria bem menos trabalhoso.

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  2. Vai depender da potência do seu ampli. Poderás sobrecarregar a fiação.

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  3. Cara, primeiramente parabéns e obrigado pelo ótimo tópico. E é fácil de tirar o rádio? E quanto a levar os fios para o porta malas é fácil? Obrigado!

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    1. Eai Marcelo,

      Se ainda estiver aguardando a resposta, coloquei acima como remover o radio.

      Para passar os fios é facil mas da um pouco de trabalho: usar as canaletas laterais internas para esconder os fios. Elas saem se puxar com força. Eu consegui sem removelas.
      Abs.

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  4. Onde consigo essas laminas para retirar o som?

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    1. Comprei no ebay um kit completo.
      iUrbe

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  5. Este radio tem o fio da antena elétrica

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  6. Amigo, não conseguir acha esse manual do som que vc esta utilizando. Poderia disponibilizar ele ou me mandar por e-mail: kloucomays@gmail.com

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    1. Tenho ele só impresso. Veio junto com o carro.

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  7. Tenho ele só impresso. Veio junto com o carro.

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  8. amigo vc pode me dizer se o radio nav do bravo tem saidas rca tbm

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  9. amigo vc pode me dizer se o radio nav do bravo tem saidas rca tbm

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  10. Tem o link do Ebay das chaves ?? não achei

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  11. Gostaria de saber se o aparelho tocar cd do bravo original tem entrada Rca.?

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    1. O rádio do carro tem SAÍDA RCA, não entrada.

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  12. Respostas
    1. Ou tu usa a saída RCA do rádio na entrada do seu módulo, mas o ganho na saída poderá ser um pouco baixo.

      Outra opção é não usar as saídas RCA e pegar direto às saídas de áudio do rádio.

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  13. Amigo quero expor minha experiencia. Tenho um rádio em que na trazeira os fios são os mesmos e as mesmas conexões. Eu quero usar o meu celular pra mandar musica pro radio por bluetoorh. Se eu comprar um pendrive bluetooth que retransmite, funciona mas tem um atraso de 20s para qualquer toque no celular e eu usava um bluetoorh com saida P2 (pequeno) que ligava no aux trazeiro. porém não consigo achar outra saída aux. Então que tanta pinagem é aquela lá atrás? já reparei que o do punto, são as mesmas cavidades mas as pinagens do aux diferente. vou ter que desativar o usb pra poder usar o aux.

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  14. AMigo, boa noite, me diz uma coisa, o barulho , a pancada dentro do carro por conta do som, estraga alguma coisa? Faz as peças ficarem batendo com o tempo? Um abraço

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    1. Isso depende, do tempo do seu carro, qual carro irá instalar mas principalmente do volume tipo de música que vc houve.

      Se for apenas uma caixa subwoofer bobeira malas não acontece nada.

      Mas se amplificares todos os falantes das portas, ouvir música alta e com muita batida, com certeza vai ficar batendo as peças. Excesso de vibração faz tremer tudo.

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    2. Bom dia, amigo. Ia mudar os auto falantes das portas, vejo que nao é uma boa ideia, deixa como ta mesmo, rs. Muito obrigado.
      Ah, qual central multimídia você recomenda para o Fiat Bravo?

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    3. Olá.
      Infelizmente o som original, alto falantes e rádio não são bons.

      Eu recomendaria trocar para uma central, mas não sei qual são as boas no momento (troquei de carro já).

      No meu carro tinha algo errado pois o balance e fade não funcionavam direito.

      Eu já estava prestes a colocar um kit 2 vias novo da JBL na frente mas troquei de carro antes.

      Sugiro trocar os AF da frente+tweeters, colocar caixa subwoofer (de 8" já dá uma barato no som). Se tiveres um AMP de 4 canais, alimente os AF da frente ou coloque só um AMP de 1 ou 2 Canais para o subwoofer.

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