Trânsito BR116: Há solução?

:: 17h30, BR 116, Canoas -> Porto Alegre = TRÂNSITO + TRÂNSITO + TRÂNSITO!!!!!

Será que há salvação?
Há anos Canoas é sinônimo de trânsito, em ambos os sentidos: POA-SL/SL-POA. Há quem diga que em "horários-chave" é possível não pegar congestionamento algum. O problema é teu chefe te liberar nesses horários ou então abrir mão de um sono relaxante (madrugrar) ou sair 2 horas depois do seu expediente...complicado.

Mas não há saída? O problema é mesmo o aumento de carros?
Pode ser, mas sempre há uma alternativa.

Pelo menos no sentido Canoas -> POA, uma SOLUÇÃO poderia ser ser estudada.

Com a abertura de uma terceira pista na lateral direita da BR116, um novo ponto de gargalo surgiu no trecho da rodovia: bifurcação para direção ao aeroporto (via esquerda) e direção para centro de POA (via direita). Vejam um exemplo do dia a dia:


O trecho para quem vai ao centro de POA é muito lento - uma subida de elevação da rodovia com pista SIMPLES. Para piorar o trânsito (e a minha paciência) há os espertinhos querendo furar a fila e até que consigam fazê-lo, congestionam todo o trânsito. No vídeo acima é possível compravar que a única pista com cogestionamento é a via de quem se direciona para o centro de Porto Alegre.

Proposta: duplicar a pista da elevação da rodovia para direção ao centro.

Até parece óbvia:

ATUAL (clique para ampliar):




PROPOSTA (clique para ampliar):


Mas será? Quais os riscos? Acidente, é claro (carro bump jump, batidas, etc).


Acredito que seja possível se trabalhar na prevenção:
- tachões no chão dividindo as pistas
- grades de proteção
- muita sinalização na altura de visão dos condutores

Procurando no Google Maps, achei várias elevações de via dupla, como a perimetral Dom Pedro II e há muitas outras:


Eai engenheiros de trânsito, tá valendo?

iUrbe

0 comentários:

Postar um comentário

More

Whats Hot