:: MELHORANDO SISTEMA DE SOM AUTOMOTIVO ORIGINAL - PARTE II

TROCA - TROCA!

Decidi que quero melhor som! Bora sair trocando tudo??? Trocar rádio? Trocar alto-falantes? Instalar caixa acústica com "subão"???

Muita calma nessa hora...
Há diversas formas de se melhorar o som do carro. Tudo vai depender do que se busca e de quanto está disposto a gastar.

Aos poucos irei citar algumas formas de melhorar o som nas próximas postagens e irei começar pelo RÁDIO.

:: O "Rádio" (PLAYER)
Ainda no Brasil, usamos muito a terminologia "rádio", ou "rádio automotivo". Mas acredito que poucas pessoas vem escutando rádio (FM e AM) dentro do carro. O que noto é muito usares o termo CM (central multimídia). Aqui irei generalizar com o estrangeirismo "player".

Toca Fitas - CD Player - CM

É um esforço em vão investir em alto-falantes de alta fidelidade (Focal e Infinity/Harman) ou em amplificadores de alta potência se a fonte geradora de áudio não for boa. Eu me refiro ao PLAYER.

Fluxo simplificado do sistema de som

Se o player enviar sinal de baixa qualidade, ruído ou sem uma boa equalização da música, todos os outros equipamentos só irão reproduzir som ruim.

Portanto, avalie se o seu problema não está no seu "rádio". Os players possuem potência de saída de até 4x22W RMS (4 canais de 22W RMS de saída). Isso para os modelos confiáveis de aparelhos. Mas há aparelhos de 10 à 15W (fracos). Ajustando para acima de 3/4 do volume total, o player estarás reproduzindo som de baixa qualidade (ruído e distorção). Mas você ouve a esse volume? Essa fica para pensar...

Outro pontos nos players que auxiliam na busca de qualidade sonora são as funções que ele possui. Existem players que permitem configurar BASS, MIDLE, TREBLE, FADER, BALANCE, LOUNDNESS, HPF, LPF, volume de SUBWOOFER e cortes de frequência. Veja se o seu possui. Se negativo, estarás limitado a ajustá-lo do seu gosto (eu mexo em tudo).


Não adianta ter um conjunto potente sem saber como configurá-lo.
Como configurá-lo? Isso fica para um próximo capítulo.

Pense nisso: trocar o player de som pode ser a opção rápida e menos trabalhosa para se melhorar a ambientação interna do carro.

iUrbe

(VER PARTE I)
(VER PARTE III)

0 comentários:

Postar um comentário

More

Whats Hot